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[PS2DVD] The Getaway - Black Monday

PostagemEnviado: 22 Mar 2010, 17:31
por Dianoka
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The Getaway - Black Monday

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The Getaway - Black Monday (PS2DVD)

"O jogador é forçado a depender quase que totalmente da burrice dos inimigos..."

A equipe britânica da Sony começou com um objectivo louvável, misturar o charme de filmes como "Mentiras, Trapaças e Dois Canos Fumegantes" com um jogo que não suja o ecran com nenhum tipo de interface.
Depois de anos de atraso e promessas de tecnologia falhadas, "The Getaway" provou ser muito menos do que o esperado, além de um título claramente inferior ao seu concorrente "Grand Theft Auto III".
E apesar do tempo gasto na produção da "Black Monday", subtítulo da continuação, os piores defeitos do original voltam intactos e ganharam reforços.

A trama de "Black Monday" não tem ligação com o jogo original, mas esforça-se mais uma vez por tecer uma história de corrupção que se passa no submundo londrino dos dias actuais.
Por isso mesmo, "Black Monday" coloca uma enorme importância nas cenas não-interativas que usa para avançar o enredo dos três protagonistas: um policia de passado turbulento, um boxer criminoso e uma jovem ladra.

Apesar de oferecer uma premissa interessante e capturar o mesmo clima dos filmes do director Guy Ritchie (de "Mentiras, Trapaças e Dois Canos Fumegantes"), a narrativa é bastante pobre, as cenas são muito longas e falham em focar o assunto em questão, o inglês britânico denso de gírias faz do jogo algo quase incompreensível para qualquer estrangeiro, até mesmo americanos.
A mudança de perspectiva entre os três personagens também confunde o jogador.
Apesar de contar com um invejável sistema de sincronia labial, a tenacidade do Team Soho (nome da equipe britânica da Sony) em modelar faces idênticas às dos (excelentes) dobradores resulta em bonecos de aparência bizarra, incluindo um protagonista com uma cabeça aparentemente desproporcional ao corpo.

Essa obsessão técnica do grupo é responsável por muitos dos outros defeitos sérios de "Black Monday".
A ausência de uma interface que mostre quantas balas e energia o personagem tem ainda, cria dor de cabeça, assim como o método místico e ainda pouco claro de recuperar energia encostando o corpo numa parede.
A ausência de um cursor de mira só piora a situação, que só não é mais grave devido à virtual ausência de inteligência artificial dos inimigos e a capacidade de um dos personagens, de prender bandidos com o toque num simples botão.
Criticar a pior parte do jogo, nas cenas de espionagem, é o suficiente para fazer alguém sentir que está pontapeando uma velhinha que está a ter um ataque cardíaco.

A acção de "Black Monday" resume-se, quase na sua totalidade, em completar determinadas fases atravessando espaços apertados e de navegação confusa que é atrapalhada por um sistema de câmera que restringe o movimento do ponto de vista, intercalada por cenas de direção para chegar na próxima fase.
O jogador é forçado a depender quase da burrice dos inimigos para contornar os problemas de controle nas fases à pé resultando no efeito oposto que o Team Soho se esforçou tanto para conseguir tirando a interface, uma imersão do jogador.
Não se assuste se você passar boa parte do jogo correndo e algemando criminosos.

Uma vez atrás do volante, porém, o jogo não melhora muito.
Os veículos estão mais resistentes do que no original para evitar uma frustração excessiva, mas ainda assim esses pequenos interlúdios são verdadeiros exercícios de paciência que conectam as demais fases do jogo.
Apesar de contar com uma Londres virtual reproduzida com detalhes e realismo muito superior ao de "Grand Theft Auto", o jogador fica impossibilitado de explorar esse mundo, excepto nos passatempos que são completamente independentes do resto do jogo e aos quais se acede directamente pelo menu principal.

O Team Soho iniciou o projecto de "Getaway" e sua continuação com objectivos interessantes e que poderiam ter resultado numa obra-prima, mas a execução repleta de falhas não apenas desmerece os méritos esperados, mas também transformam a série numa das mais frustrantes do mercado.
Com boas opções de jogos similares, como "Grand Theft Auto" e "Mafia", "The Getaway - Black Monday" parece mais fraco.

Contudo experimente e divirta-se!

Esta versão é falada em Português!



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Re: [PS2DVD] The Getaway - Black Monday

PostagemEnviado: 19 Nov 2010, 02:55
por hallaghan
Obrigado!

Re: [PS2DVD] The Getaway - Black Monday

PostagemEnviado: 23 Set 2011, 12:11
por icemanice
:obg:

Re: [PS2DVD] The Getaway - Black Monday

PostagemEnviado: 30 Set 2011, 20:47
por Master Portugas
:obg: